Total de visualizações de página

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Problemáticas da Avaliação online


Aqui está a síntese elaborada para a
Unidade Curricular sobre esta temática:

Avaliar, não é somente atribuir uma classificação, quantitativa ou qualitativa.
Avaliar, é emitir um juízo de valor sobre alguém, quer seja sobre um comportamento, a execução de uma actividade ou a produção de um objecto.


Trata-se de uma tarefa complexa que deverá ser vista como “um processo de reflexão dinâmico que determina a recolha de informação sistemática, para numa perspectiva crítica, emitir juízos de valor sobre os quais podem ser, estão a ser ou foram os resultados da formação, a fim de motivar a melhoria das práticas formativas e apreciar o investimento realizado” (Alves, 2004).

A crescente oferta de cursos que incluem uma componente online tem levado a uma importante reflexão sobre a temática da avaliação nestes novos contextos. Assume importância a avaliação dos próprios cursos, mas muito mais, a avaliação das aprendizagens e do desempenho dos alunos.

Muitos dos autores que se têm debruçado sobre este tema são unânimes em considerar que é no processo que deve estar centrada a avaliação.

Esta avaliação centrada no processo obriga o Professor a uma diversificação de fontes e instrumentos de avaliação, pois só dessa forma conseguirá conhecer o perfil de cada aluno, só dessa forma e através de um permanente feedback, o Professor conseguirá orientar o aluno para que este tenha sempre conhecimento sobre o reflexo das suas aprendizagens.

Este conhecimento que o Professor precisa de ter dos seus alunos é facilitado se os cursos tiverem além da componente online, uma significativa componente presencial.

Importa aqui referir as potencialidades dos LMS (Learning Managment Systems), que incorporam diversas ferramentas de registo que permitem conhecer com que frequência e com que objectivos os alunos acedem às plataformas. Muitas destas plataformas incorporam ainda funcionalidades de apoio às avaliações, nomeadamente na elaboração de instrumentos para as mesmas.

Destacam-se de seguida as características dos principais instrumentos de trabalho na EaD e sobre os quais o processo de avaliação se debruça:

- Fóruns: espaços de discussão de grupo, que permitem a construção colaborativa do conhecimento, permitem períodos de reflexão e pesquisa e um aprofundamento das temáticas em discussão. Exigem uma grande disponibilidade ao Professor para a avaliação dos diferentes contributos dos alunos.

- Chats: são espaços de discussão síncrona, adequados para o esclarecimento de dúvidas e a discussão de temas. É um espaço ideal para promover a socialização, exige um bom trabalho de preparação ao Professor para que a sua utilização seja proveitosa e algum tempo para a avaliação das intervenções dos vários membros.

- Portefólios Digitais: ferramenta ideal para avaliar não só a aprendizagem mas também a evolução dos alunos durante o processo. Permite uma reflexão permanente do aluno, orientado pelas opiniões do Professor, para uma melhoria constante do seu desempenho.

Cientes que estamos da complexidade da avaliação, e para que a mesma cumpra os propósitos a que se destina, fica visível a necessidade de um planeamento cuidado e de um acompanhamento permanente do Professor para que os alunos possam ver o seu trabalho reconhecido, e melhorem o seu desempenho durante o processo de ensino e aprendizagem.

_____________________________
REFERÊNCIAS

Alves, M. P. (2004). Currículo e Avaliação – Uma perspectiva integrada. Porto: Porto Editora.

Coutinho, C. P. (2009). Avaliação de aprendizagens em ambientes online: o contributo das tecnologias Web 2.0. Actas da Conferência Internacional de TIC na Educação: Challenges 2009. Braga: Universidade do Minho pp. 1765-1778. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/9425 (consultado em 29 de Janeiro de 2011).

Gomes, M. J. (2009). Problemáticas da Avaliação em Educação online. In DIAS, P., OSÓRIO, A. J. (Org.). Actas da Conferência Internacional de TIC na Educação: Challenges 2009. Braga: Universidade do Minho pp.1675-1693. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/9420 (consultado em 29 de Janeiro de 2011).

Imagem retirada de: http://moodle.escolascampelos.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário