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sábado, 29 de janeiro de 2011

EaD - Teorias Explicativas


Após a leitura dos apontamentos relativos às Teorias no Domínio da Educação a Distância, aqui fica uma pequena síntese do mesmo.

Desmond Keegan foi o primeiro a sistematizar algumas teorias explicativas no domínio da caracterização do ensino a distância, no livro "Foundations of dsitance Educations (1986)".

Surgem 3 grandes Teorias:

1 - Teoria da Industrialização;
2 - Teoria da Autonomia e da Independência;
3 - Teoria da Interacção e da Comunicação.

Apresento de seguida uma breve caracterização de cada uma delas, segundo os autores mais importantes que das mesmas se destacam.

1 - Teoria da Industrialização: Deve a sua origem a Otto Peters que identifica na educação a distância algumas das características da produção industrial, sendo a própria EaD, um produto da sociedade industrializada.
Educação que se caracteriza pela divisão das tarefas típicas do Professor por vários actores; o processo de ensino é organizado por fases sequenciais com responsáveis distintos pelas mesmas; sendo de tal forma uniforme, este ensino abarca simultaneamente um grande número de estudantes e exige um grande investimento inicial que abarca a produção dos materiais elaborada por um grande número de especialistas.
Apesar de identificar no EaD todas as características dos processos industriais, Peters recusa-se a defender os princípios da industrialização neste processo de ensino.

2 - Teorias da Autonomia e Independência: Destaco aqui 3 autores:

Rudolf Delling, que aposta na autonomia e independência do estudante, minimizando o papel do Professor e das Instituições. Redefine o conceito para "estudo a distância".
Charles Wedemeyer, que defende que a educação deve estimular a aprendizagem autónoma e independente, sendo um processo natural, próprio do ser humano, e que não deve ser condicionado pela actuação do Professores e Instituições, que tentam provocar a dependência do aluno face à sua actuação.
Michael Moore, caracteriza os processos de EaD segundo o grau de autonomia que concedem aos alunos e a distância existente entre eles e os Professores. Nasce o conceito de "teoria do estudo independente".

3 - Teoria da Interacção e da Comunicação: Destaco, sinteticamente, 5 autores:

Borge Holmberg, defende um processo de EaD onde exista um sentimento de pertença ao grupo, factor essencial à motivação, como benéfica para os processos de comunicação e aprendizagem.
David Sewart, dá também uma especial importância à necessidade da existência da turma, como factor preponderante para a interacção entre os alunos.
John Daniel, que preconiza o EaD como um sistema onde têm que se combinar actividades independentes e actividades interactivas, tendo estas últimas a missão de sociabilizar e proporcionar o feedback.
D.R. Garrison, que vê entre Professor e alunos um conceito de interdependência , longe do conceito de independência do aluno que normalmente é associado ao EaD. Apoia-se no desenvolvimento tecnológico, como suporte desta permanente interacção.
Desmond Keegan que suporta a sua visão do EaD na separação entre os actos de ensino e os actos de aprendizagem, apoiado numa necessidade da criação de cenários de formação a distância, dependentes da existência de possibilidades de comunicação bidirecional.

E já agora: O Modelo Actions de Tony Bates.

O modelo Actions define quais os critérios usados para avaliar as vantagens que a educação a distância pode apresentar. Para esse efeito são analisadas os seguintes parâmetros:

  • Acesso e flexibilidade
  • Custos
  • Ensino e aprendizagem
  • Interactividade e usabilidade
  • Organização (estrutura e mudanças)
  • Novidade
  • Rapidez

A qualidade resulta pois, da interacção entre o sistema de comunicação educacional e o conjunto de agentes envolvidos nos processos de ensino-aprendizagem. A qualidade reside sobretudo num modelo de gestão que permita transformar um desafio externo num desafio interno à organização, envolvendo recursos humanos, tecnologias digitais e ideias inovadoras.” (Bidarra)


Para mais informações sobre o autor:
http://www.tonybates.ca
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Referências:
Gomes, M. J. (2004). Educação a Distância. Braga: Universidade do Minho - Centro de Investigação em Educação.
Bidarra, José (s.d.) E-Conteúdos e Ambientes de Aprendizagem - Universidade de Aveiro.

Imagem retiradas de: http://mundodasteorias.blogspot.com/ e http://www.ecenglish.com

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