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domingo, 30 de janeiro de 2011

Um desafio para uma prática de e-learning


E se um dia existisse uma escola virtual ...

As práticas e e-learning são cada vez mais comuns, não só nas instituições e ensino como nas empresas em geral.

As potencialidades que a evolução das TIC's proporcionam levou a um desenvolvimento de experiências de formação dirigidas às necessidades dos alunos/formandos, tendo a conta a mobilidade dos mesmos e as capacidades de todos.

- Os funcionários das empresas já não precisam de se deslocar às sedes das mesmas para terem formação;
- Os professores/formadores tem visto nascer algumas oportunidades de formação a distância, tão necessárias, e que são autênticas pérolas pois evitam deslocações, por vezes tão difíceis e cada vez mais difíceis de superar pelo cada vez mais carregado horário de trabalho;
- Os alunos/formandos estão perante uma cada vez mais diversificada oferta formativa, o que alarga as suas oportunidades de formação e possibilita a um público cada vez mais alargado aceder a um patamar de conhecimentos nunca antes pensado.

Ainda assim, e pensando um pouco mais concretamente no nosso sistema de ensino, as práticas de e-learning estão ainda pouco desenvolvidas e pouco institucionalizadas. Muitas das práticas não passam de experiências levadas a cabo por um pequeno grupo de professores/formadores, pessoas sempre dispostas a inovar, a experimentar novos conceitos, a contactar com novas realidades.

Por parte das instituições falta dar o passo decisivo para apostar decididamente nas práticas de e-learning, e nas actuais circunstâncias actuais, é bom que o façam depressa, é bom que assumam esta prática como uma opção estratégica, sob pena de porem em risco, a sua própria sobrevivência.
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Referências:

Gomes, M.J. (2005). Desafios do E-learning: do conceito às práticas. In Bento D. Silva & Leandro S. Almeida (coords.), Actas do VII Congresso GalaicoPortuguês de PsicoPedagogia, Braga: CIEd/IEP/UM, 66-76.

Gomes, M.J., (2008). Reflexões sobre a adopção institucional do e-learning: Novos desafios, novas oportunidades. Revista E-Curriculum, v. 3, n. 2, Junho de 2008.

Imagem retirada do blog: http://catherinesbeboadvocates.blogspot.com/

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