Total de visualizações de página

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Mostra-me o teu e-portefólio, e dir-te-ei quem és!

O título deste post surgiu-me quando associei a frase do escritor uruguaio Eduardo Galeano, “Somos o que fazemos, mas somos, principalmente, o que fazemos para mudar o que somos”, à temática em discussão na disciplina: e-portefólios!

Um e-portefólio é uma colecção de artefactos digitais incluindo demonstrações, recursos e realizações que representam um indivíduo, grupo ou instituição. … Os e-portefólios motivam a reflexão pessoal e frequentemente envolvem a troca de ideias e o feedback” (Lorenzo; Ittelson, 2005).

Quando há uns anos atrás me atrevi a solicitar aos meus alunos a elaboração de um portefólio para a disciplina de Economia do 11.º ano, tinha algumas expectativas quanto à motivação que aquele novo instrumento seria capaz de proporcionar. Pouco tempo depois verifiquei que não eram mais do simples dossiers organizados com os materiais das aulas, muito pouca pesquisa autónoma, muito poucas reflexões.

Uns anos depois, quando tive a possibilidade de ver alunos a construírem os seus e-portefólios, fiquei surpreendido por ver a vontade e o gosto com que os mesmos eram cuidados. Diziam eles: “Isto tem de ficar bem feito, toda a gente vai ver!

Além das vantagens que as tecnologias proporcionam, especialmente o acesso aos mesmos em qualquer lugar e a qualquer altura, considero que as grandes vantagens relativamente aos portefólios tradicionais são:

- O público é imenso, deixa de ser só o Professor e alguns colegas a ver e pode ser o “mundo inteiro”. Isto faz com que os alunos se esmerem na partilha dos seus melhores materiais, vão ter mais cuidado na sua elaboração porque querem sentir orgulho quando o seu trabalho for visto: pelo professor, amigos, colegas, família.

- Permite uma reflexão mais profunda, pois a troca de comentários e a partilha de opiniões e sugestões, desperta a capacidade de reflexão e estimula a criação de novas ideias.

_________________________________________

Este post foi escrito após a leitura do artigo: Potencial Educativo dos e-portefólios de Maria João Gomes e Ana Paula Alves, disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/10922

Um comentário:

  1. Concordo com a tua opinião, como sabes também já fiz portefólios com alunos de 9º ano, tendo por base o plataforma Moodle, e o saldo foi positivo.

    ResponderExcluir